Anna Jankov

História

Em nossa vida tudo tem um começo, uma história, e quando se trata de arte, aquilo que vivemos, presenciamos e conhecemos passa a fazer parte de quem somos e reflete na maneira como enxergamos o mundo. Uma mulher corajosa, multitarefa, dinâmica, criativa e que tem muita inspiração para criar o tempo todo. Essa é a história de Anna Jankov.

Anna Jankov e sua Avó em 1972

Anna Jankov e sua Avó em 1972

Anna Jankov nasceu em João Pessoa (PB), e sua vida já começou com muitas dificuldades. Devido a complicações durante o parto, sua mãe ficou em coma durante seis meses. Anna passou a ser criada pelos avós. Já recuperada, sua mãe foi estudar Medicina na Bahia e a pequena prodígio continuou a morar com os seus avós. Na infância, teve grande influência de sua avó, professora de desenho geométrico, que também era grande fã de artesanato. Aos três anos, Anna se encantou pela arte e desenhou as primeiras linhas.  Com cinco anos, incentivada por seus avós, foi matriculada em uma escola que pertencia a uma galeria de arte, onde aprendeu as primeiras noções nas áreas de desenho e pintura, onde era a caçula do curso. Aos sete anos, ela expôs seu primeiro quadro na Galeria de Arte Pedro Américo, em João Pessoa (PB).

Quando sua mãe se formou em Medicina, casou com um paulistano e veio morar em São Paulo, e Anna acompanhou a mãe nessa mudança.  Aos 12 anos, seu interesse pela arte só aumentava. Seguindo as mesmas intuições dos avós, seu padrasto a matriculou no curso de desenho e pintura na Escola Panamericana de Arte, onde aprendeu técnicas básicas como desenho de observação, aquarela, guache, lápis crayon e pastel, recebendo menção honrosa no curso.

Aos 17 anos, seguiu a carreira de artista e foi estudar Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde cursou Comunicação Visual e Educação Artística. Já na faculdade, prestou o concurso da Prefeitura do Município de São Paulo e obteve a licença para expor seus quadros de pintura na Praça da República, no centro da capital.

Com seu dinamismo em prestar serviços e expor sua arte, acabou entrando no mundo da Moda e já no final da faculdade Anna pela primeira vez foi contratada para trabalhar com estamparia. Depois de três meses na empresa, seu superior lançou um desafio à Anna: se ela fizesse uma coleção inovadora para seu melhor cliente, ela se tornaria a diretora de arte. E isso aconteceu! Passou a se dedicar muito em sua nova função e, mesmo sendo tão jovem, coordenava uma equipe de sete homens entre 40 e 45 anos. Após um ano de empresa, foi convidada para trabalhar na Forum Confecções onde ficou seis anos como diretora de arte.

Anna Jankov

Anna Jankov atualmente.

Com a chegada do seu segundo filho, montou sua empresa em casa, a Top Graphics, prestando serviços para várias confecções através do seu reconhecimento profissional e das indicações de seus clientes. Aos poucos, foi ingressando na área de artes gráficas, com projetos diversos e clientes que iam desde o ramo da moda a empreendimentos imobiliários. Numa dessas indicações, começou a prestar serviços para a Vidraria Santa Marina, do grupo Saint-Gobain, onde desenvolveu catálogos, embalagens e material promocional por quatro anos.

Anna sempre adorou organizar festas. Suas e de seus amigos mais próximos. Foi nesse momento que sentiu falta de material de papelaria mais sofisticado. Então, em 2015, viu uma oportunidade de mercado para criar e produzir um papel personalizado. Depois de intensa pesquisa de mercado, com fabricantes e com profissionais da área, o projeto Anna Jankov começou. Seus primeiros lay-outs foram desenvolvidos a partir de janeiro de 2016. Em julho, sua coleção foi lançada. A reação das pessoas foi imediata. Ninguém acreditava que seu produto era brasileiro. Como assim? Artista brasileiro, papel brasileiro e com essa qualidade? Impossível.

Anna é a prova de que, com muito trabalho, talento e determinação isso é possível, sim. O público se apaixonou, os professores e profissionais da área apoiaram. Desde então, seu trabalho vem sendo reconhecido e a cada dia a Anna Jankov vem conquistando mais pessoas, através de um trabalho sério e de muita paixão.

Diferencial

A Anna Jankov preza pela qualidade e origem dos seus trabalhos. Com papéis totalmente nacionais, ela não mede esforços para garantir um trabalho impecável, acessível e sofisticado. Além de, também desenvolver estampas masculinas, setor pouco explorado no mercado. Outros diferenciais da Anna Jankov são as cores usadas, que são desenvolvidas pessoalmente por ela, e o papel que faz questão de que seja legitimamente brasileiro.